Igreja de de Parada de Todeia, que tem
por orago São Martinho
Igreja de Gandra, de orago São Miguel
( Imagem da Junta de Freguesia de Gandra)
Catarina Antónia, 6.ª avó de Ramiro, é natural de Parada de Todeia, Ribeiro onde nasce a 30.10.1615 e aí casa a 6.6.1650 com André Gomes, natural do concelho de Penafiel, freguesia da Boa Vista, lugar da Aldeia. São moradores na Boavista e pais de outro André Gomes, casado com Catarina Gonçalves também natural da Boa Vista ( já referidos no post sobre os Soares).
Catarina Antónia é filha de Pedro Rodrigues, de Parada, do casal do Ribeiro e sua mulher Antónia André de Gandra, lugar de Moreira, casados em Gandra a 30.9.1607, referindo apenas o pai de cada nubente, outro Pedro Rodrigues do casal do Ribeiro, Parada e António Brás do Moreiro, Gandra. Os nomes da mulher de Pedro Rodrigues - Margarida Gonçalves +8.2.1623, viúva de Pedro Rodrigues; de António Brás + 3.3.1610: Catarina André +9.12.1608.
Foi um ramo difícil de completar dada a omissão do registo de baptismo de Gonçalo António, filho de André Gomes e Catarina Gonçalves de Boavista, Aldeia, só ultrapassada por figurar o nome do filho no registo de óbito de André Gomes filho, e também por no casamento deste só ter ficado em registo o nome do pai, dificuldade que foi superada atentando na naturalidade de testemunhas dos assentos da Boavista e chegando a Parada, onde encontrei o casamento.
Sobre o casamento de Pedro Rodrigues e Antónia André, contei com a prestimosa oferta de bandeja da freguesia e data onde o mesmo se realizou da parte de amigo também seu descendente, tendo ainda obtido informações sobre Pedro Rodrigues, pai, do Casal do Ribeiro, casado 2 vezes: a primeira com Maria Antónia, de S. Martinho do Campo e a segunda com Margarida Gonçalves, cedidas por outro amigo. Com um terceiro colaborámos em equipa no desenvolvimento relativo a filhos e irmãos. A todos o meu agradecimento, não refiro nomes, eles sabem quem são.