Paço de Sousa
Brandão é apelido de Catarina que provém de Francisco Brandão Borges, de Paço de Sousa, senhor dos prazos das Berbedes e Quebrada de Valbom, moradores no casal das Berbedes, assim como de terras em Antelagar, entre outros, referido no Livro de Prazos do Mosteiro e Mesa Abacial de Paço de Sousa, casado com Maria da Fonseca. São pais de Antónia de Leão casada com Diogo Barbosa, avós de Escolástica Brandão Barbosa, casada com Vicente Álvares, documentados em Antelagar, tendo Jaime Monteiro de Aguiar recebido em herança, o casal das Berbedes e a Casa de Antelagar, o que situa o casal referido nos prazos como ascendentes. Vicente e Escolástica casaram em Fonte Arcada a 10.2.1643.
Na obra "Brasões Inéditos",
pág. 57 nº 174. "Francisco Brandão Borges, morador em Paço de Souza, termo da
cidade do Porto, filho de Pero Brandão Borges e neto de Diogo Brandão e de
Maria Borges. Esquartelado: I e IV Brandão II e III Borges. Diferença, cardo de
prata florido de verde. B. p. 26 de Abril de 1584" L. 1º fl. 117. (Informação cedida por Sérgio Avelar, no Grupo Origens, Genealogia e História da Família)
O apelido Borges de Francisco Brandão Borges é-lhe transmitido por sua bisavó paterna Aldonça Borges, que foi 1:ª vida nos respectivos prazos referidos anteriormente, sendo a filha Maria Borges,- sua avó-, 2:ª vida, casada com Diogo Brandão, pelo que é por via masculina paterna, por avô e pai, este de nome Pedro Brandão Borges (3.ª vida e casado com Catarina Lopes, sua mãe), que recebe o apelido Brandão.
Em manhã de Maio de 1735, um dos casamentos
de família realizados na Igreja do Salvador
de Paço de Sousa.
Baptismo de Francisco em 1.8.1644, sendo
padrinho Domingos Álvares, do Trago, Fonte
Arcada, marido de Antónia Barbosa.
Casamento de Escolástica Brandão e Vicente Álvares
em Fonte Arcada, filha de Antónia de Leão
e Diogo Barbosa.
Óbito de Antónia de Leão em Fonte Arcada
a 3.7.1668
Óbito de Diogo Barbosa em Fonte Arcada
a 25.9.1672
Sem comentários:
Enviar um comentário