Através de João Dias, bisavô de Teresa, casado em Paço de Sousa, na Casa de Cimo de Vila, Esmegilde com Maria Lopes, as ligações.(Casamento em Paço de Sousa a 26.4.1759.)
João Dias nasce no lugar do Campo em Vandoma, filho de Manuel Esteves e Teresa Dias de Rebordosa, moradores no Campo, Vandoma.
No assento de casamento da irmã de João Dias, Luísa de Sousa, em Vandoma, aos 5.6.1755, estabelecem-se os seus avós paternos, de Vandoma, Campo e maternos, de Rebordosa, Nabeiros.
O bisavô paterno de João Dias, Manuel Esteves, morador em Rebordosa, é natural de Lordelo, Aldeia da Vila, sendo a bisavó Catarina Miguel de Rebordosa, Aboim.
Por este ramo há ainda outra ligação a Gandra, Granja, o outro bisavô paterno, Sebastião de Sousa é daí natural, sendo a sua mulher Antónia Gaspar de Rebordosa. Foram moradores em Vandoma, Campo.
No assento de casamento em Rebordosa a 16.2.1659, Sebastião de Sousa, filho de Sebastião Pires e mulher Grácia de Sousa, de Granja, Gandra com Antónia Gaspar, filha de Diogo Dias e de sua mulher Antónia Gaspar, sendo testemunhas Pedro de Sousa, da Granja e Francisco Dias do mesmo lugar e freguesia da Gandra, Miguel Jerónimo e outros.
Nota: Na Casa de Antelagar, em geração seguinte a Jaime Monteiro de Aguiar, viveram a sua filha e o marido, ele também descendente de Sebastião Pires e Grácia de Sousa, da Granja e de seu filho Sebastião de Sousa, casado com Antónia Gaspar, de Rebordosa.
Errata: Por lapso, a data de casamento de João de Sousa e Teresa Coelho, neste último quadro, apresenta-se errada. A data é 18.5.1749.
Seus avós Catarina de Sousa e Manuel Fernandes casaram em Vandoma a 31.8.1687, embora tenham morado em Parada de Todeia, Chãos, onde nasceram os filhos.
Seus avós Catarina de Sousa e Manuel Fernandes casaram em Vandoma a 31.8.1687, embora tenham morado em Parada de Todeia, Chãos, onde nasceram os filhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário