Igreja de Maureles
Manuel Sanches Monteiro, natural de Maureles, nascido a 13 de Novembro de 1652, e aí morador, casado em Lousada, Pias a 10.5.1688, com Catarina da Silva do Couto, da Quinta de Várzea, filha de João Velho e Catarina do Couto, e falecido em 8.1.1724 "falleceo na freg.ª de Abragão em casa de seo genro e f.ª Antonio da Rocha Herras" é o último com apelido Monteiro a ser identificado com um determinado local, nos registos paroquiais.
Nas gerações anteriores os casamentos dos seus pais, avós, bisavós e trisavós por via materna são realizados em Sobretâmega, sendo o bisavô referido com uma abreviatura do apelido, dúbia quanto a ser Monteiro ou Moreira, sem indicação de naturalidade.
Domingos da Mota e Maria Sanches, seus pais, casam a 17.9.1652, os avós João Nogueira e Francisca Sanches a 14.2.1632, os bisavós António Monteiro ou Moreira e Francisca Sanches a 14.1.1614 e os trisavós Francisco Sanches e Catarina André a 25.3.1590.
Pela sua via paterna, não existe o apelido Monteiro, pelo que o mesmo lhe advém provavelmente ou por João Nogueira, em cujo casamento não é referida a naturalidade, ou por António Monteiro ou Moreira.
Deste modo, a origem conhecida situa-se em Maureles.
Assento óbito Maria Sanches,
sua mãe
referida como moradora na Eira
Casamento de António Monteiro ou Moreira,
em Sobretâmega, M.º ou M.ª
Sem comentários:
Enviar um comentário