23/09/2015

Genealogia de Padre Américo







De volta ao blogue, a partir de agora dedicado à Genealogia do Padre Américo, tio-avô e padrinho do meu marido, tornando públicas as pesquisas por mim realizadas  nos Arquivos Paroquiais. Criado em ambiente escolar, enquanto professora e formadora na Escola Secundária de Lousada, teve como primeiros registos actividades desenvolvidas com os formandos das turmas dos cursos EFA, em colaboração com outros formadores. Sendo Lousada parte integrante do Vale do Sousa e da Rota do Românico, as visitas ao seu rico Património materializado em Casas Antigas tiveram particular expressão.

Ligado pela Genealogia ao Vale do Sousa, Pias, freguesia de Lousada onde se situa a Escola, faz também parte dos lugares do património genético do Padre Américo, por vias materna e paterna; por razões que se prendem com o gosto pela escrita e pela saudade que me ficou do meio escolar, resolvi dar a conhecer o trabalho destes  anos de ausência, através do mesmo blogue.
Entre o encerramento da carreira como professora e este retorno, mergulhei nos assentos paroquiais do Tombo, em busca dos elementos genealógicos que permitissem, de uma forma factual, afirmar quem foram seus avoengos, a que se dedicaram e em que lugares viveram, em homenagem a quem possibilitou a existência de tão singular personalidade.

Pareceu-me que um novo nome para o blogue fazia sentido, dada a mudança de temática, Geneama, conjugação de gene(alogia) com as iniciais do nome de Padre Américo, foi a escolha.


3 comentários:

  1. Madalena! Vai ser uma viagem marcante e empolgante da ligação passado-presente! Bonito interesse pela preservação da memória dos antepassados. Parabéns e bom TPC...

    ResponderEliminar
  2. D. Madalena! Este trabalho tem muito valor, pela sua paixão e dedicação ao tema. Toca-me profundamente a sua capacidade de "mexer" no passado e a vontade de o manter vivo e presente entre nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É património nosso, o Américo Rafael vai gostar de se ver aqui retratado nos seus. Todos juntos, na sua imensidade de diferenças, assinaram a certidão de nascimento do seu trisavô Jaime.

      Eliminar