29/09/2015

Casa de Vales de Cadeade, Paço de Sousa







Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa
Fotografia Rota do Românico



Com origens na mesma Casa, o primo de Padre Américo, D. Gabriel de Sousa, abade do Mosteiro de Singeverga, Santo Tirso, grande homem da Cultura, neto do irmão de sua avó Lourença, António Rodrigues Moreira.


A mãe de Teresa Ferreira Rodrigues, Lourença Rodrigues Moreira da Silva, nasce na Casa de Vales de Cadeade, Paço de Sousa.
É a casa onde nasce  o seu avô João Rodrigues Moreira e a sua bisavó Maria Clara Ferreira da Silva,  onde viveu casada com António Rodrigues Moreira.

Na Igreja do Salvador de Paço de Sousa realizaram-se vários casamentos de avoengos desta Casa, de que apresento o assento de João Rodrigues Moreira e Teresa Maria de Morais Lopes realizado na manhã de três de Novembro de 1795.






No casamento de Manuel Silva Borges em Irivo, ficou registado erradamente o pai como Gaspar Borges, sendo que é Gaspar Gonçalves, casado com Ângela Borges, conforme ficou no assento de óbito da mulher, referindo o filho Manuel da Silva.









Por Clara Ferreira da Silva, há avoengos de outros lugares de Paço de Sousa-Quinta de Calvos, Portela e Vau, assim como  de Baltar e Irivo.
A Casa de Vales de Cadeade é casa de outro ramo Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário