25/09/2015

Moreira e Rodrigues ( Teresa F. Rodrigues e Lourença R. Moreira, sua mãe)









O apelido Rodrigues de Teresa tem origem na Quinta da Vila em Urrô, onde morou o casal Gaspar Moreira, falecido em  13.5.1593 e  Grácia Rodrigues,  filha de João Rodrigues e Maria de Novais.

A origem do apelido Moreira de sua mãe Lourença R. Moreira situa-se em Gandra, Moreira, Casa da Lousa (por vezes denominada Casa do Sousa, por leitura errada de documentação inerente) , por parte do pai do referido Gaspar Moreira, Gaspar Gonçalves Moreira +2.2.1588, casado com Beatriz Duarte, aí moradores.  

Na Monografia da Freguesia de Parada de Todeia, pelo Pároco António Carlos Moreira, sobre a Casa do Sousa, lugar da Moreira, Gandra: " Maria Gonçalves Moreira, desta Casa, casou com Afonso Furtado. Deles, entre outros, Gaspar Gonçalves Moreira, que casou com Brites Duarte, do mesmo lugar. Deles: Gaspar, Miguel, Gervásio, Domingos, Amaro, Maria e Antónia. (...)"

No Arquivo Municipal de Penafiel, Livro da árvore dos Moreiras, estudo genealógico, iniciado em Gaspar Gonçalves Moreira, de Abílio Miranda.


Assento de baptismo em Urrô de Manuel Rodrigues Moreira, 4.º avô de Teresa, nascido em 2.2.1635, primeiro baptizado em casa por necessidade por Manuel Rodrigues, da Quinta da Vila, e baptizado na Igreja em 5.2.1635, filho de Gonçalo Manuel e de sua mulher Maria Antónia, de Oleiros,  tendo por padrinhos António Gonçalves e Maria Antónia, solteira, tia da dita Maria Antónia, mãe do baptizado.



Um dos filhos de Manuel Rodrigues e Beatriz Gonçalves usou o apelido Pacheco, o Padre 
António Pacheco *2.7.1604. Foi padrinho do sobrinho António, baptizado a 30.11.1638, filho do irmão Gonçalo Manuel.





Outro Ramo Moreira, a partir de Manuel Moreira, 4.º avô de Teresa, também com origem em Gandra, Casa da Lousa, por Gaspar Moreira, morador em Paço de Sousa, filho de Antónia Moreira e seu marido Gonçalo António, moradores na Casa de Cimo de Vila em Castromil, Sobreira, neto materno  de Antónia Gonçalves Moreira e seu marido Pedro Gonçalves, moradores na Casa de Lever, em Lever, V.N. de Gaia e bisneto, por parte da avó materna, de Gaspar Gonçalves Moreira  e sua mulher Brites Duarte, de Gandra. ( A ascendência de  Gaspar Moreira, constante no Livro dos Moreiras, foi-me facultada por amigo, a quem estou grata.)





Um ramo Rodrigues, em Vao, Paço de Sousa, com casamentos em Baltar, Quintã, a partir de Águeda Rodrigues, de Esmegilde, 4:ª avó de Teresa, casada com Simão Ferreira da Silva, da Casa de Vales de Cadeade. Águeda é filha de António Rodrigues e Maria Rodrigues, casados em Baltar a 21.11.1662.


Manuel Rodrigues, de Paço de Sousa, 5.º avô de Ramiro casou em Irivo a 28.1.1659 com Maria Moreira de Coreixas; é filho de Matias Rodrigues e Francisca da Costa, de Paço de Sousa, sendo sua mulher filha de António Moreira e Catarina Gonçalves de Irivo, Coreixas, casados a 14.12.1637. António Moreira, filho de Gonçalo Gaspar e Maria André; Catarina,  filha de Gonçalo Gonçalves e Maria Gonçalves.


Na Casa de Antelagar, na geração seguinte a Jaime Monteiro de Aguiar veio a morar a sua filha, cujo marido descende igualmente de Gaspar Gonçalves Moreira, da Gandra, Moreira, Casa da Lousa e sua mulher, pela filha Maria Gonçalves Gaspar Moreira.





(Nota: Maria da Rocha Cruz * Sobreira, Santa Comba  teve irmã Joaquina baptizada a  6.2.1823, referindo avós paternos José da Rocha e Custódia da Silva de Recarei .)

Aloísio Vieira Campos  descende ainda  de  Antónia Gonçalves Moreira e Pedro Gonçalves pois o neto destes, Inácio Moreira ( filho da filha   Antónia Moreira casada em Castromil com Gaspar António ) é seu ascendente tal como a sua mulher Maria da Cunha, casados na Sobreira a 12.8.1646. 

Sem comentários:

Enviar um comentário