05/10/2015

Penafiel, Lagares, Ordins, Fonte Arcada, Canelas, Novelas; Gondomar, Melres; Viseu, Vouzela, Queirã ; Guarda, Mêda; Trancoso,Torre de Terrenho e Vila Nova de Foz Côa, Muxagata( Albina Marques dos Santos, avó de Ramiro)






  Igreja antiga de Lagares
  Imagem da Junta de Freguesia


                                                                

                                                       Casa de Rabilhas, Ordins, Lagares


                                                                 


                                                     Igreja Matriz de Queirã


                                                       Igreja Matriz de Mêda


                                                      Igreja de Muxagata

A mãe de Ramiro, que morreu de parto, morava em Ordins, Lagares, conforme apontamentos do Padre José Monteiro de Aguiar e informações de  familiares, e tinha para além do apelido Santos, referido nos assentos, outro apelido,  Marques. Por vezes há erros de registo nos assentos e parece ser o caso. Foi registada como Balbina e posteriormente  surge nos assentos como Albina, sendo que o seu verdadeiro nome é efectivamente Albina, como consta em todos os outros documentos consultados. 

O último ascendente directo de apelido Santos, em Lagares, Ordins é Manuel dos Santos filho de Manuel de Azevedo, este último também morador em Ordins, conforme os registos apresentados, embora fosse natural de outra freguesia de Penafiel, Novelas.

Marques é apelido que provém de Viseu, Vouzela, Queirã, lugar do Carvalhal. 

                              

                                      in Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, nº I
    
         




José Marques +
Ordins, Lagares 15.8.1826



Este ultimo Manuel dos Santos, casado com Maria Vieira nasce a 5.11.1667, filho de Manuel de Azevedo e Isabel Lopes:
Os seus pais casam em Lagares a 1.11.1665, sendo Manuel de Azevedo filho de António de Campos e Maria de Azevedo, de Novelas e Isabel Lopes de João Lopes e Maria Gonçalves, de Ordins.



Ana dos Santos, filha de Manuel dos Santos de Lagares e Maria Barbosa, de Fonte Arcada, cujo casamento ocorreu em Fonte Arcada a 4.4.1785. Os seus ascendentes:


João Barbosa e Ana Pinto casam em Fonte Arcada a 17.11.1764. Os pais de Ana Pinto moram em Anho Bom, Manuel Pinto Nogueira e Maria Rodrigues. Os avós paternos são de Anho Bom, Manuel Pinto Nogueira e Catarina Pais. Os avós maternos de Esmegilde, Paço de Sousa, Manuel António e Ana Rodrigues.

O casamento de Justa Barbosa e João da Fonseca Garcia, em Fonte Arcada a 14.9.1730:
Os pais de Manuel de Azevedo, casam em Novelas
a 11.1.1639. António de Campos é natural de S. Nicolau,
Vila de Canaveses, filho de Francisco Vaz e Catarina de Campos.
Maria de Azevedo é filha de António de Azevedo e Maria Nunes,
de Novelas, Arcozelo.



José Marques, de Queirã, filho de José Marques e Jacinta Maria, tem os avós aqui referidos no baptismo da irmã Maria.



Manuel Rodrigues e Esperança Marques casam a 14.5.1702.
Manuel José e Maria Luís casam a 15.2.1703.

imagens 65 e 66 de Torre de Terrenho 
Jacinta* Quinta de Mendo Gordo, Torre de Terrenho 22.9.1748
Seus avós paternos são Miguel Antunes e Isabel Fernandes moradores na mesma quinta, e ela natural de Casteição, Mêda, Guarda. Seus avós maternos são Manuel Ferreira e Maria de Abrunhosa, moradores na Vila de Mêda, Guarda.
Ana Maria de Abrunhosa é baptizada em Mêda a 17.1.1723 e no baptismo do irmão António José a 8.1.1731 ficam-se a conhecer avós paternos e maternos, respectivamente Tomás Ferreira e Catarina Alves da vila de Muxagata e João de Abrunhosa e Catarina Ferreira da vila de Mêda.
Tomás Ferreira é baptizado a 8.4.1651, filho de António Ferreira, o velho, tabelião e Maria Soares. Catarina Alves, sua mulher, é baptizada a 31.1.1658, filha de António Francisco e Maria Álvares. O seu casamento ocorreu em 3.8.1687. 






Os pais de Esperança Marques do Carvalhal, baptizada a 15.1.1676, Francisco Marques, do Carvalhal e sua mulher Domingas Mendes casam a 27.7.1672; a irmã de Francisco, outra Esperança Marques, casa com Manuel Mendes a 18.5.1673, tendo como 1.º filho Manuel, baptizado a 10.4.1674.
Francisco nasce no Carvalhal a 28.3.1643, filho de Domingos Marques e Francisca Rodrigues, sua mulher, moradores no Carvalhal.









Sem comentários:

Enviar um comentário