14/10/2015

Casa do Bairro, Galegos, berço de Padre Américo




Fotografia da Casa do Gaiato, Obra da Rua


A Casa do Bairro é a casa onde moraram seus pais, tendo Padre Américo e os irmãos aí nascido. Casa de seu pai, da avó paterna, bisavô José Monteiro de Aguiar e trisavó, Rosa Maria Ribeiro de Aguiar, casada em primeiras núpcias com Manuel Vaz do Couto, senhor da Casa, nascido a 5.3.1705, ficando aí moradora, após o falecimento do marido, em 2.ªs núpcias, com Manuel Teixeira Monteiro. 

O único filho do primeiro casamento de Rosa Maria Ribeiro de Aguiar, homónimo do pai, faleceu menor, sendo a casa transmitida em herança ao  filho José Monteiro de Aguiar, que tem oito irmãos, nascidos entre 1738 e 1750, sendo dois deles padres, Manuel José Ribeiro de Aguiar, Abade de Espadanedo e António José Ribeiro de Aguiar beneficiado da Sé do Porto.

A José Monteiro de Aguiar nascido em 18.12.1745 e falecido em 9.1.1827 sucedeu a avó de Ramiro, Maria Joaquina Luís Aguiar, terceira de quatro filhos, tendo um dos irmãos falecido durante as invasões francesas e outro sido clérigo.

Rosa Maria Ribeiro de Aguiar é por sua vez também  descendente de senhores desta casa, avoengos do primeiro marido. Os seus avós paternos foram Cristóvão Ribeiro de Aguiar e Maria Gaspar casados em Vila Boa de Quires, sendo seus bisavós João Gaspar e Maria Fernandes, aí moradores.
João Gaspar nasce em S. João de Rande em 1601, sendo filho de Gaspar Fernandes, de Rande, Milhundos e Francisca Vaz, de Galegos, Casa do Bairro, cujo casamento ocorre em 17.5.1592.

 Precisamente no mesmo dia houve outro casamento, troca de irmãos, em que Beatriz Fernandes, irmã de Gaspar Fernandes casa com Gonçalo Vaz, o novo, irmão de Francisca Vaz, avoengos de Manuel Vaz do Couto, seu primeiro marido da Casa do Bairro.

 Assim Gonçalo Vaz, o Velho do casal do Bairro, falecido em 3.3.1610, e sua mulher Helena Manuel, pais de Gonçalo e Francisca, são tetravós tanto de Manuel Vaz do Couto, como de Rosa Maria Ribeiro de Aguiar. 
Manuel Vaz do Couto e Rosa Maria Ribeiro de Aguiar têm assim o 5.º grau de consanguinidade canónico.

Entre Gonçalo Vaz, o velho e Manuel Vaz do Couto há quatro gerações, sendo os senhores da Casa Gonçalo Vaz, o novo e Beatriz Fernandes; Francisco Vaz, nascido a 15.1.1595 e Maria Gonçalves; Gonçalo Vaz, nascido a 22.4.1635, casado em Urrô a 12.11.1653 com Maria Brás; Francisco Vaz nascido a 10.5.1663, casado em Arrifana do Sousa ( Penafiel) com Teresa do Couto ( irmão do padre António Brás nascido a 26.6.1678). Estes últimos são os pais de Manuel Vaz do Couto.


O casal do Bairro é referido no livro de prazos da Mesa Abacial de Paço de Sousa.


                                                Casamento troca de irmãos em Galegos


                                                 Baptismo em Rande, Milhundos, Penafiel

Prazo do Casal do Bairro
                                                      A Ribeirinha ainda hoje pertence à Casa do Bairro





Sem comentários:

Enviar um comentário